G.E Grupo de Evangelismo



Um dos valores de um verdadeiro discípulo de Jesus, que deve estar presente na vida de todo cristão, que é ensinado e incentivado no discipulado é o G.E.

A sigla G.E. significa grupo de evangelismo e todo cristão deve ter um grupo de evangelismo. Jesus Cristo disse:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mat 28:19-20)

Existem igrejas que focam apenas no “Ide” e esquecem o fazer discípulos, batizar e ensinar a guardar todas as coisas. Valorizamos o discipulado porque a ordem de Jesus para ser completa envolve todas estas coisas: Ir, fazer discípulos, batizar e ensinar. No entanto, não podemos enfatizar as células e o discipulado e nos esquecermos do “Ide”. Todo cristão deve falar de Jesus, evangelizar, ganhar outros para Cristo.

O G.E. é uma maneira de evangelizarmos, de cumprirmos a nossa parte no “Ide” de Jesus.

Como funciona o G.E.?

O G. E. pode ser formado por apenas 2 pessoas, ou seja, você e mais um. Caso você esteja se relacionando com alguém com o intuito de fazê-lo compreender o evangelho e aceitar a Cristo como Senhor, então esse é o seu G.E.

G.E. é o relacionamento que tem como objetivo tornar pessoas

autênticos seguidores de Jesus

Quando Jesus disse “Ide” a palavra no original grego dá a ideia de alguém que está a caminho e faz discípulos durante esse caminho. Talvez uma possível tradução seria “indo” façam discípulos. Isso significa que a ordem é para fazermos discípulos no lugar onde estamos, onde andamos, onde vivemos, pessoas do nosso círculo de amizade.

Uma pesquisa feita nos EUA diz que a grande maioria das pessoas que aceitaram Jesus foi através de pessoas de seu convívio e não em programas evangelísticos e ministérios de evangelismo em massa. Aliás, muitos cristãos se escondem atrás de igrejas que fazem evangelismo como um programa e não como um estilo de vida. Uma igreja onde todos são incentivados a ganhar aqueles com quem convivem cresce muito mais que uma igreja de programas evangelísticos.

Por isso, todo membro da célula será incentivado a ter o seu G.E. Todos serão incentivados a se relacionar com pessoas não crentes com o propósito de apresentar Jesus Cristo.

Cristo foi muito criticado por andar com publicanos, pecadores, prostitutas e ladrões. Na igreja contemporânea agimos como os fariseus e não queremos nos misturar com os “pecadores” e nos preocupamos com aqueles que fazem tal coisa. Através do G.E. vamos incentivar os membros a agir como Jesus, a se relacionar com o mundo afim de ganha-los para Cristo. Vamos incentivar a comer com eles, jogar futebol com eles, convidá-los para nossas casas e estar com eles. Veja o que disse o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 9:22

Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. (1Co 9:22)

Precisamos seguir alguns passos básicos para termos um G.E. bem sucedido. Vamos usar o corpo humano para ilustrar a maneira como você deve fazer o seu G.E.


MENTE

O G.E. começa em sua mente. Você pensa na pessoa que quer ganhar para Cristo e começa a colocá-la diante de Deus em oração. Devemos orar por dois ou três meses pela pessoa antes de darmos os outros passos. A oração não para depois desse tempo, você deve continuar orando até que sua oração seja respondida. Até que a pessoa reconheça Cristo como Senhor. Cristo deu o exemplo orando pelos discípulos desde a escolha até sua partida


CORAÇÃO

Você deve desenvolver um bom relacionamento com essa pessoa. Deve visita-la, almoçar com ela, convidá-la para estar com você em momentos familiares como um churrasco, uma festa, etc. Antes de ganhar a pessoa para Cristo, ganhe a pessoa para você. Sem falsidade, torne-se realmente amigo dela, conquiste seu coração. Jesus foi criticado como comilão e beberrão, mas em alguns desses almoços pessoas foram salvas (como Zaqueu).


BRAÇOS

São nossos braços que fazem força para o trabalho do dia a dia. Os braços são símbolos de serviço. Você precisa encontrar meios de servir a pessoa, de ajuda-la em suas necessidades, quer sejam físicas, financeiras, emocionais, espirituais, etc. Quando damos do nosso esforço para outros, abrimos seus corações e os desarmamos de qualquer preconceito. Jesus mostrou isso lavando os pés dos discípulos.


BOCA

Chegará o momento certo da declaração, de dizer a pessoa sobre Jesus, sobre o evangelho, sobre a salvação. Chegará o momento em que você pedirá para orar por ela e falar sobre sua fé. Um erro de muitos cristãos é ter amigos com quem desenvolvem bastante amizade, mas nunca falam de Cristo. Jesus não deixou de falar do evangelho, por isso era conhecido como mestre, pois ensinava a respeito.


PERNAS

Nossas pernas nos levam de um lugar a outro e chegará o momento decisivo em que você convidará a pessoa a fazer algo mais objetivo em relação a fé. Convidar para fazer o estudo de João, para participar da célula, para ir a igreja, para aceitar a Cristo. Não podemos deixar de convidar as pessoas a se moverem do lugar onde estão. Ouse oferecer mudança. Quando Jesus chamou os discípulos disse: “Vinde após mim”, fazendo um convite para deixarem o que estavam fazendo e segui-lo.

Os evangélicos têm fama de “inconvenientes” por falar do evangelho as pessoas, por pregar e querer “converter” as pessoas. Creio que o erro é que fazemos evangelismo apenas com a boca e não com a mente, coração, braços e pernas como Jesus. Quando começarmos a orar, ser mais amigos, ajudar, falar e convidar, então começaremos a fazer mais discípulos de maneira automática e sem forçar ninguém.

"Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina."    (2Tm 4:2) 

Se você já tem seu G.E baixe o Estudo de João e ajude-o(a) a conhecer mais sobre Deus e seus Planos


Clique nas Imagens e Baixe o arquivo


                                                             
 Se seu GE tomou a decisão por Jesus agora é hora de dar os 
primeiros passos.

Clique na Imagem e Baixe o arquivo